Sistema SISCAL: vantagens desse método de criação para a carne de porco

SISCAL é a sigla de Sistema Intensivo de Suíno Criados ao Ar Livre. Como o próprio nome diz, é quando os animais são criados soltos. O outro tipo de sistema usado por suinocultores é o de confinamento, quando os animais ficam presos. 

O SISCAL é o primeiro sistema utilizado em nosso país desde a década de 1950. Com a popularização da suinocultura, o sistema de confinamento passou a ser mais utilizado. Entretanto, nos últimos anos, nota-se o aumento de produtores adeptos da criação ao ar livre.

Na Natural Meat, uma de nossas principais preocupações é com o bem-estar do animal, por isso todos os nossos produtos suínos são frutos deste tipo de criação. Mas, afinal quais são as vantagens do SISCAL? 

Vantagens do SISCAL 

Além do bem-estar do animal, que mencionamos acima, o SISCAL também tem outras vantagens, para o consumidor e para o produtor. 

O SISCAL é um sistema de baixo custo, seja na implementação e/ou na manutenção, até pelo baixo número de edificações necessárias, já que os animais são criados ao ar livre. Na hora de aumentar a produção, também é mais simples para o suinocultor que prefere este tipo de criação. 

Também é característico do SISCAL, a redução do uso de medicamentos. No que diz respeito à alimentação dos animais, ela é a mesma no SISCAL e no sistema de confinamento. A ração pode ser servida farelada ou peletizada. No SISCAL, além da ração e grãos, o animal também tem a pastagem.

Para o consumidor, o grande ganho, ao escolher suínos frutos do SISCAL, é o gosto genuíno do suíno, o sabor verdadeiro que deve ter. Com certeza ao comprar um de nossos produtos, você vai poder notar e não vai mais querer saber de outro tipo. 

O ganho positivo que existe no gosto, acontece justamente por propiciar ao animal uma vida, um ambiente mais próximo do seu habitat natural. Pesquisas recentes mostram inclusive que os animais criados ao ar livre tiveram uma evolução genética e melhorias na nutrição.

Existem características técnicas do SISCAL, sobre as edificações, alimentação, água, tamanho dos animais, tipo de relevo, entre outros. Para conferir, você pode ver o manual da EMBRAPA sobre o SISCAL.

A desvantagem do SISCAL é quanto ao tempo de ciclo de produção, sendo maior, quando comparado ao sistema de confinamento. O que não é considerado uma desvantagem, para quem não que produzir em larga escala e/ou se importa com a qualidade de vida do animal e gosto do produto. 

Agora que você sabe o que é SISCAL, suas vantagens e desvantagens, você poderá escolher os melhores produtos para sua casa! Opte pelo sabor e pelo bem-estar do animal, prefira SISCAL. Confira aqui nossa seleção de suínos que seguem este método de criação.


Publicação Mais Antiga

Deixe um comentário

*os comentários serão verificados pela moderação antes de serem exibidos.